Justiça Eleitoral proíbe uso de celulares e reforça penalidades nas Eleições; veja
Justiça Eleitoral proíbe uso de celulares e reforça penalidades nas Eleições; veja
A Justiça Eleitoral de João Pessoa, por meio de Alice Coelho, coordenadora da Central de Atendimento ao Eleitor (Cenatel), reforçou a necessidade de atenção às regras durante o processo eleitoral. Em entrevista ao programa Arapuan Verdade, Alice abordou temas cruciais, como a proibição do uso de celulares e outros dispositivos eletrônicos nas cabines de votação e as consequências legais para quem vandalizar urnas eletrônicas.
Alice afirmou que “não será permitido que o eleitor leve para a cabine de votação, mesmo desligados, qualquer equipamento eletrônico que possa registrar o momento do voto, como celular, tablet ou câmeras.” Ela destacou que a presença de crianças acompanhando os pais até a cabine também será vetada. “Nesta eleição o eleitor não poderá usar nenhum equipamento que possa registrar o voto. Na eleição passada ainda poderia levar para a cabine o celular desligado, nesta não. É crime eleitoral”, disse.
Outro ponto importante discutido foi a justificativa para os eleitores que não puderem comparecer ao pleito. Alice explicou que a justificativa do voto deve ser apresentada em até 60 dias após a eleição e que “caso o eleitor não possa comparecer ele deve encaminhar à Justiça Eleitoral sua justificativa. Se houver atestado ou declaração de trabalho ele pode anexar e tudo isso será analisado pelo juiz eleitoral.”
Ela também alertou sobre as penalidades para quem vandalizar as urnas eletrônicas. “Infelizmente enfrentamos acirramento político. O eleitor se envolve muito e muitas vezes não aceita resultados de pesquisas e nem do pleito, se revoltando contra o equipamento. É crime eleitoral e o eleitor vai responder a processo eleitoral.”
Alice concluiu ressaltando a importância de que todos os eleitores respeitem o processo e se preparem para exercer seu direito de voto de forma tranquila e responsável, contribuindo para a manutenção da democracia.
Blog do Jordan Bezerra
Com informações de ClickPB
Comentários (0)