cover
Tocando Agora:

ADS

Mais 249 pacientes são beneficiados com cirurgia de catarata pelo Opera Paraíba em Patos

O Hospital Regional de Patos, unidade integrante da rede hospitalar estadual, recebeu no último fim de semana a equipe itinerante de oftalmologia do programa Opera Paraíba

Mais 249 pacientes são beneficiados com cirurgia de catarata pelo Opera Paraíba em Patos
Mais 249 pacientes são beneficiados com cirurgia de catarata pelo Opera Paraíba em Patos (Foto: Reprodução)

O Hospital Regional de Patos, unidade integrante da rede hospitalar estadual, recebeu no último fim de semana a equipe itinerante de oftalmologia do programa Opera Paraíba e contemplou 249 pacientes com cirurgias de catarata. A iniciativa beneficiou moradores de Patos e de mais 31 cidades do interior do estado.


Só no final de semana o Opera Paraíba realizou 785 procedimentos distribuídos em 15 cidades. As cirurgias foram nas especialidades de cirurgia geral, ginecológica, endometriose, catarata, pterígio, calázio, pediátricas, urológicas, otorrino, proctologia, ortopedia, pequenos procedimentos e cabeça e pescoço.


O Opera Paraíba é uma iniciativa do Governo da Paraíba, criado em 2019, que visa agilizar o atendimento das pessoas que estão na fila de cirurgias.


Uma das pessoas beneficiadas recentemente foi a aposentada Maria Lúcia Lima, de 66 anos, da cidade de São José de Espinharas. Ela passou por cirurgia de catarata no Hospital Regional de Patos e conta que esse já foi o procedimento do segundo olho.


“Fiz a cirurgia do olho direito no dia 31 de agosto, em Patos, e ocorreu tudo bem e agora estou aqui novamente para fazer o do esquerdo. Antes, era tudo embaçado, agora estou com minha vista limpinha”, afirmou.


Como ter acesso


Para participar do Opera Paraíba, o paciente usuário do SUS deve procurar a secretaria municipal de saúde do seu município, ou fazer o cadastro pelo endereço eletrônico operaparaiba.pb.gov.br, preencher o formulário, anexando exames e laudo ou encaminhamento médico que confirme a necessidade de uma cirurgia.


Fonte: Governo da Paraíba

Comentários (0)