cover
Tocando Agora:

ADS

Mais de 12 mil urnas eletrônicas estarão presentes na Paraíba para eleições em 2024

No total, serão 220.000 urnas provenientes deste novo modelo em atividade no país

Mais de 12 mil urnas eletrônicas estarão presentes na Paraíba para eleições em 2024
Mais de 12 mil urnas eletrônicas estarão presentes na Paraíba para eleições em 2024 (Foto: Reprodução)

Em preparação para as eleições 2024, a Justiça Eleitoral da Paraíba tem a disposição cerca de 12 mil urnas eletrônicas em todo o território estadual em mais de 1.800 locais de votação. A partir do dia 23 de setembro, após passarem por um processo de preparação, as urnas serão distribuídas aos seus respectivos lugares.


A partir desta edição, o Tribunal Superior Eleitoral(TSE) utilizará um novo modelo de urna eletrônica, o modelo de 2022. Este, irá substituir os equipamentos mais antigos, datados de 2011.


No total, serão 220.000 urnas provenientes deste novo modelo em atividade no país, que conta com um design atualizado, além de melhorias de processamento. Porém, outros modelos de urnas, de 2015 e 2020, serão aproveitadas no pleito.


Na Paraíba, portanto, as máquinas são armazenadas em depósitos, a exemplo do Núcleo de Voto Informatizado de João Pessoa. Esses núcleos são responsáveis pela preparação das urnas destinadas para os 44 municípios e 19 zonas eleitorais. A distribuição das urnas será realizada nos dias que antecedem as eleições, com equipes do TRE monitorando os veículos a frente pelo transporte.


Importante ressaltar, que as urnas eletrônicas enfrentam uma rigorosa manutenção preventiva, com testes exaustivos para garantir seu pleno funcionamento no dia da votação.


Além disso, a expectativa da Justiça Eleitoral é de que o número de urnas substituídas seja inferior a 2%, mesmo mantendo uma margem de 10 a 11% de equipamentos de contingência, caso alguma substituição seja necessária.


Acima de tudo, a preparação das urnas envolve a inserção de dados dos eleitores e candidatos por meio de mídias que funcionam como pen drives, assegurando que os equipamentos não estejam conectados a nenhuma rede externa, reforçando a segurança do processo eleitoral.


Polêmica Paraiba

Comentários (0)