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Paraíba registrou quase 10.500 tentativas de fraudes contra consumidores

Indicador de Tentativas de Fraude da Serasa Experian mostra 849.634 tentativas de fraude evitadas no país

Paraíba registrou quase 10.500 tentativas de fraudes contra consumidores
Paraíba registrou quase 10.500 tentativas de fraudes contra consumidores (Foto: Reprodução)

No mês de abril foram evitadas 165.986 tentativas de fraude no Nordeste, sendo 10.497 na Paraíba, segundo o Indicador de Tentativas de Fraude da Serasa Experian. Na região, o maior número de tentativas ocorreu no estado da Bahia, com 46.663 tentativas registradas e frustradas em virtude tecnologias combinadas de segurança que incluem: Verificação Cadastral, Verificação Biométrica, Documentoscopia e Verificação de Dispositivos.


No país, foram contabilizadas 849.634 tentativas de fraude evitadas por camadas de proteção aplicadas durante autenticações de segurança, em que 64,2% foram identificadas inconsistências nos dados cadastrais proporcionados; em 29,7% foram detectados padrões fraudulentos associados a veracidade dos documentos e a validação biométrica dos clientes e em 6,0% foram identificados comportamentos suspeitos nos dispositivos como ser associados a fraude previamente.


O volume representa aumento de 5,9% em comparação com o mesmo período de 2023.


Implementar uma estratégia de prevenção à fraude em camadas é essencial para proteger a integridade e a segurança das operações, pois cada uma adiciona uma barreira adicional contra atividades fraudulentas, tornando mais difícil para os fraudadores explorarem vulnerabilidades. Além disso, essa abordagem em camadas permite uma detecção e resposta mais rápidas a possíveis ameaças, minimizando os impactos financeiros e reputacionais. Em um ambiente de negócios cada vez mais digital e interconectado, não é apenas uma boa prática, mas uma necessidade estratégica", explica o Diretor de Autenticação e Prevenção à Fraude da Serasa Experian, Caio Rocha.


“Bancos e Cartões” foi o setor em que as fraudes mais ocorreram (48,5%) e “Telefonia” o segmento com menor recorrência (1,8%). Em relação às idades, os cidadãos de 36 a 50 anos foram os que tiveram maior incidência das tentativas de fraude em abril (35,5%).


Sul e Sudeste na mira dos fraudadores


Em abril, os estados que mais concentraram as tentativas de fraude de identidade e dispositivo foram do Sul e Sudeste. No detalhamento por variação anual, o indicador mostra que houve aumento em todas as Unidades Federativas (UFs), com destaque para Mato Grosso com o maior (12,3%) e Espírito Santo com o menor (2,4%).


Consumidores:


• Garanta que seu documento, celular e cartões estejam seguros e com senhas fortes para acesso aos aplicativos;

• Desconfie de ofertas de produtos e serviços, como viagens, com preços muito abaixo do mercado. Nesses momentos, é comum que os cibercriminosos usem nomes de lojas conhecidas para tentar invadir o seu computador. Eles se valem de e-mails, SMS e réplicas de sites para tentar coletar informações e dados de cartão de crédito, senhas e informações pessoais do comprador;

• Atenção com links e arquivos compartilhados em grupos de mensagens de redes sociais. Eles podem ser maliciosos e direcionar para páginas não seguras, que contaminam os dispositivos com comandos para funcionarem sem que o usuário perceba;

• Cadastre suas chaves Pix apenas nos canais oficiais dos bancos, como aplicativo bancário, Internet Banking ou agências;

• Não forneça senhas ou códigos de acesso fora do site do banco ou do aplicativo;

• Não faça transferências para amigos ou parentes sem confirmar por ligação ou pessoalmente que realmente se trata da pessoa em questão, pois o contato da pessoa pode ter sido clonado ou falsificado;

• Inclua suas informações pessoais e dados de cartão somente se tiver certeza de que se trata de um ambiente seguro;

• Monitore o seu CPF com frequência para garantir que não foi vítima de fraude.


Empresas:


• Invista em métodos de prevenção à fraude em camadas para proteger a integridade e a segurança das operações da sua empresa. Adicione barreiras adicionais contra atividades fraudulentas, tornando mais difícil para os fraudadores explorarem vulnerabilidades. Permita uma detecção e resposta mais rápidas a possíveis ameaças, minimizando os impactos financeiros e reputacionais. Em um ambiente de negócios cada vez mais digital e interconectado, a prevenção à fraude em camadas não é apenas uma boa prática, mas uma necessidade estratégica;

• Faça a análise de compras: invista em camadas preventivas antifraude, principalmente as que realizam a análise comportamental dos seus clientes e usuários;

• Garanta a qualidade e a veracidade dos dados das soluções de prevenção à fraude a partir de soluções que se aprimorem constantemente diante das mudanças e ameaças das fraudes;

• Invista em soluções antifraude em camadas: não existe uma bala de prata que funcione para todos os casos. Por isso, é importante munir o seu negócio com tecnologias de ponta que, combinadas, ajudem a blindar todas as etapas da jornada do seu cliente.


Pauta Real

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