Romaria de Nossa Senhora da Penha acontece em 23 de novembro com temática de fraternidade e amizade
A identidade visual da 261ª Romaria de Nossa Senhora da Penha foi inspirada no tema "Senhora da Penha, porque 'somos todos irmãos'.
261ª Romaria de Nossa Senhora da Penha acontece no dia 23 de novembro e terá como tema “Senhora da Penha, porque ‘somos todos irmãos’, ajudai-nos a viver a fraternidade e amizade social”
A Arqudiocese da Paraíba lançou a identidade visual e divulgou o tema da 261ª Romaria de Nossa Senhora da Penha e temas deste ano são a fraternidade e a amizade. A identidade visual da 261ª Romaria de Nossa Senhora da Penha foi inspirada no tema “Senhora da Penha, porque ‘somos todos irmãos’, ajudai-nos a viver a fraternidade e amizade social,” reflete a essência espiritual e cultural do evento.
Tradicionalmente, a procissão ocorre no final de novembro. Em 2024, a data é dia 23 de novembro. Às 10h da noite, os fiéis partem da Igreja de Lourdes, no Centro de João Pessoa e seguem em uma caminhada de cinco horas até o Santuário de Nossa Senhora da Penha, no bairro da Penha. Em seguida ocorre uma missa campal.
A festa acontecerá de 16 a 24 de novembro, e a romaria será no sábado, dia 23. A identidade visual mostra o resplandecer do sol se misturando com as ondas do mar, com objetivo de evocar a beleza natural da praia da Penha, onde a romaria termina. No centro, destaca-se a imagem de Nossa Senhora, representada em vetor, com seu manto fluindo amplamente, simbolizando o caminho percorrido pelos fiéis durante a caminhada.
Ainda na imagem, à esquerda, figuras de pessoas em movimento lembram a romaria, em harmonia com a estética do cartaz da Campanha da Fraternidade 2024, que aborda o tema Fraternidade e Amizade Social.
Do lado direito, a histórica capelinha da Penha aparece em destaque, com sua escadaria e os, além de um barco ao fundo, que remete ao cotidiano do bairro da Penha e à logomarca do Santuário. O círculo que circunda a imagem é adornado na parte inferior com flores, que transmitem um tom de esperança e harmonia, elementos essenciais para vivermos a fraternidade e a amizade social propostas pelo tema deste ano.
Nossa Senhora da Penha
Nossa Senhora da Penha é o título da Virgem Maria que teve início quando um monge francês chamado Simão sonhou com uma imagem de Nossa Senhora que estava enterrada no alto de uma montanha de difícil acesso. A imagem estaria enterra ali por causa de uma guerra entre franceses e muçulmanos.
Os católicos escondiam suas imagens para que elas não fossem destruídas pelos invasores islâmicos. No sonho, a imagem aparecia cercada de luz e acenando para que ele fosse procurá-la. Simão procurou pela serra durante cinco anos, sem sucesso. Mas, então, num dia especial, teve a informação de que a serra que ele descrevia chamava-se Penha de França e ficava no norte da Espanha. Simão Vela dirigiu-se para lá o mais rápido que pode.
Romaria da Penha
A Romaria da Penha de João Pessoa, na Paraíba, é uma caminhada de 14 km que ocorre anualmente, saindo da Igreja de Nossa Senhora de Lourdes, no Centro Histórico da cidade, e seguindo até a Capela de Nossa Senhora da Penha, na Praia da Penha, zona sul da capital.
As primeiras romarias partiam da Catedral Basílica de Nossa Senhora das Neves e seguiam em direção ao Santuário da Penha, passando pelo que hoje é a Avenida Epitácio Pessoa e seguindo pela beira mar.
Com o tempo, o percurso foi alterado para sair da Igreja de Nossa Senhora de Lourdes, seguindo por onde hoje é Avenida João Machado, atravessando a área onde hoje está localizada a Universidade Federal da Paraíba (UFPB), passando pelo território que hoje é o bairro dos Bancários e, posteriormente, pela antiga Estrada da Penha, na localidade conhecida como “Cabelo”, em referência ao antigo Rio do Cabelo que corta a região.
Nos últimos anos, a romaria segue o seguinte percurso: inicia na Igreja de Lourdes, na Avenida João Machado, e segue pela Avenida Dom Pedro II, Via Expressa Padre Zé (UFPB), principal dos Bancários, Rua Santa Bárbara e Avenida Hilton Souto Maior, a partir do Shopping Mangabeira, até a Penha. A romaria é realizada no sábado que antecede o último domingo do mês de novembro e atrai centenas de milhares de fiéis. Em 2023, cerca de quinhentas mil pessoas estiveram presentes na procissão.
Durante o percurso, os fiéis participam de momentos de oração, louvor e demonstrações de fé à Virgem Maria, enquanto carregam objetos que representam as graças alcançadas, acompanhados por aproximadamente 10 trios elétricos. A romaria termina com a missa campal nas proximidades do Santuário, no bairro da Penha.
ClickPB
Comentários (0)