cover
Tocando Agora:

ADS

Paraíba está em segundo lugar no Nordeste e em 9º no Brasil no Ranking de Inovação e Competitividade

Além disso, o ranking apontou que a Paraíba está em terceiro lugar entre os estados com maior Investimento Público em P&D, e em Pesquisa Científica, dois dos pilares considerados da categoria Inovação

Paraíba está em segundo lugar no Nordeste e em 9º no Brasil no Ranking de Inovação e Competitividade
Paraíba está em segundo lugar no Nordeste e em 9º no Brasil no Ranking de Inovação e Competitividade (Foto: Reprodução)

A Paraíba está entre os 10 estados que mais inovam no Brasil, segundo o Ranking de Competitividade dos Estados 2023. De acordo com os dados divulgados pelo Centro de Liderança Pública, o Estado está em nono lugar na categoria no país e em segundo lugar no Nordeste. As avaliações são compostas pelos indicadores: Investimentos Públicos em Pesquisa e Desenvolvimento, Patentes, Bolsa de Mestrado e Doutorado, Empreendimentos Inovadores e Pesquisa Científica. Nesta edição de 2023 foram incluídos dois novos indicadores: Empresas de Alto Crescimento e Informação e Comunicação.


Além disso, o ranking apontou que a Paraíba está em terceiro lugar entre os estados com maior Investimento Público em P&D, e em Pesquisa Científica, dois dos pilares considerados da categoria Inovação. O Governo do Estado participa de propostas para financiamentos de pesquisas oriundas das agências federais como Finep, CNPq, e também emprega recursos próprios em oportunidades publicadas democraticamente por meio de editais.

“Esse é o resultado da série de investimentos que vêm sendo realizados na Ciência e Tecnologia da Paraíba nos últimos anos. Apenas nesta semana, o governador João Azevêdo lançou editais para bolsas de estudos no exterior. Ao todo, são mais de R$ 180 milhões aplicados desde 2019, estamos colhendo os frutos desse trabalho”, disse o secretário de Ciência, Tecnologia, Inovação e Ensino Superior (Secties), Claudio Furtado.


Por Polêmica Paraiba

Comentários (0)