Paraíba passa a ter politica de atenção às pessoas com Parkinson
A lei orienta a atenção integral ao portador da doença com realização de exames, entrega de medicamentos nos municípios, além de diretrizes da informações e criações de fóruns de discussão com a comunidade para esclarecer sobre o tratamento e prevenção.
O governador João Azevêdo (PSB) sancionou, na última quinta-feira (27), a lei que estabelece diretrizes para uma política de atenção integral às pessoas com doença de Parkinson no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS) e cria o Mês de Conscientização sobre a doença de Parkinson.
Conforme o disposto no texto da lei de autoria do deputado João Gonçalves, a atenção integral ao portador da doença envolve todo o sistema de saúde dos municípios, fornecimento de medicamentos e tratamentos disponíveis às pessoas com doença de Parkinson, como o atendimento fisioterápico, fonoaudiológico e psicológico, além dos exames e a dispensação dos medicamentos adequados aos pacientes, de modo a assegurar a atenção integral aos enfermos.
Como apurou o ClickPB, a nova lei estabelece a participação de representantes da sociedade civil nos fóruns e debates para a criação e controle das ações e serviços de saúde, bem como a divulgação de informações que visem a minimizar as consequências da doença e melhorar a qualidade de vida da pessoa acometida.
A Doença de Parkinson é uma doença degenerativa do sistema nervoso central, crônica e progressiva. É causada por uma diminuição intensa da produção de dopamina, que é um neurotransmissor -substância química que ajuda na transmissão de mensagens entre as células nervosas – e ajuda na realização dos movimentos voluntários do corpo de forma automática. Os principais sintomas são lentidão motora, rigidez entre as articulações do punho, cotovelo, ombro, coxa e tornozelo; e tremores.
ClickPB
Comentários (0)