cover
Tocando Agora:

ADS

Setor de serviços na Paraíba lidera crescimento no quadrimestre no Nordeste, revela IBGE

O volume de serviços prestados pelas empresas no Estado da Paraíba segue em crescimento. O setor de serviços na Paraíba lidera alta no 1º quadrimestre

Setor de serviços na Paraíba lidera crescimento no quadrimestre no Nordeste, revela IBGE
Setor de serviços na Paraíba lidera crescimento no quadrimestre no Nordeste, revela IBGE (Foto: Reprodução)

O volume de serviços prestados pelas empresas no Estado da Paraíba segue em crescimento. O setor de serviços na Paraíba lidera alta no 1º quadrimestre deste ano na Região Nordeste.


É o que constatou a Pesquisa Mensal de Serviços (PMS) divulgada, nesta quarta-feira (12), pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).


Segundo dados da pesquisa, a Paraíba acumula alta de 4,7% no volume das empresas prestadoras de serviços entre janeiro e abril, quando comparado ao mesmo período do ano passado. Foi a maior taxa de crescimento entre os Estados do Nordeste. Os estados de Pernambuco (4%) e do Maranhão (3,4%) vieram na sequência. Já a taxa média de alta do País atingiu a metade da Paraíba (2,3%).


A Paraíba também registrou indicadores positivos no setor de serviços em outros comparativos. No comparativo de abril sobre março deste ano, a taxa de crescimento da Paraíba foi expressiva (2,4%) em relação à média do País (0,5%). No comparativo de abril deste ano sobre o mesmo mês do ano passado a expansão foi de 2,8%.


ATIVIDADES QUE MAIS SE DESTACARAM – Segundo o IBGE, no indicador de serviços acumulado do primeiro quadrimestre de 2024, o agregado especial de atividades turísticas mostrou expansão mais forte, impulsionado, sobretudo, pelos aumentos de receita obtidos por empresas dos ramos de restaurantes; serviços de bufê; hotéis; transporte aéreo de passageiros; espetáculos teatrais e musicais; e agências de viagens.


A PESQUISA – A Pesquisa Mensal de Serviços (PMS) produz indicadores que permitem acompanhar o comportamento conjuntural do setor de serviços do país e dos Estados, investigando a receita bruta e real de serviços nas empresas formalmente constituídas, com 20 ou mais pessoas ocupadas, que desempenham como principal atividade um serviço não financeiro, mas excluídas as áreas de saúde e educação. Ao lado da administração pública, os setores de serviços e de comércio têm os maiores pesos na composição do PIB do País e dos Estados.


Fonte: Governo da Paraíba

Créditos: Polêmica Paraíba

Comentários (0)