Lula se reúne com ministros para melhorar articulação política
O encontro desta segunda-feira (10) é o segundo do tipo, já que, na semana passada, o petista também reuniu seus auxiliares para tratar das estratégias no Congresso.
Com o objetivo de melhorar a articulação do governo com o Congresso Nacional, o presidente Lula se reúne com os ministros do núcleo duro do governo e também com os líderes no parlamento. Depois de uma série de derrotas no Congresso e de críticas à articulação, a ideia é concentrar esforços na retomada da relação com deputados e senadores.
O encontro desta segunda-feira (10) é o segundo do tipo, já que na semana passada, o petista também reuniu seus auxiliares para tratar das estratégias no Congresso.
É uma prática que Lula resgatou dos seus dois primeiros mandatos, quando sempre abria a semana em Brasília se reunindo com os principais ministros e com os líderes do governo no parlamento. O encontro desta segunda também marca as participações dos dois principais auxiliares do presidente, o ministro da Casa Civil, Rui Costa, e o do Fazenda, Fernando Haddad, já que na semana passada eles estavam em viagens oficiais.
Um dos debates aqui deve girar em torno da Medida Provisória que compensa a manutenção da desoneração da folha de pagamento dos setores que mais empregam na economia. O texto foi apresentado na semana passada e recebeu muitas críticas de deputados e senadores e também dos setores produtivos.
Lula e os líderes também deve debater qual será a posição do governo em relação ao projeto de lei que proíbe delações premiadas de pessoas presas. A proposta foi levantada de última hora por parlamentares do Centrão e pelo presidente da Câmara, Arthur Lira, resgatando um texto apresentada pelo então deputado do PT Wadih Damous, em 2016.
A medida conta ainda com o apoio do PL e pode beneficiar o ex-presidente Jair Bolsonaro, implicando em delação pelo ex-ajudante de ordens, Mauro Cid.
CBN
Comentários (0)