Hub de inovação de João Pessoa estuda parceria com Espanha para realização de projetos
O Brasil e a Espanha estão estudando parceria entre suas hubs de inovação. O primeiro passo foi dado com uma visita de brasileiros a Madri.
Brasil e Espanha estão estudando parceria entre suas hubs de inovação. Para isso, representantes do Ilha Tech, hub de inovação de João Pessoa, foram à Espanha conhecer a sede do mais importante centro de inovação da capital Madri, a La Nave, além de startups e projetos tecnológicos.
A visita de Ruy Dantas e Alessandra Torres, da Ilha Tech, rendeu a possibilidade de parceria que deve ser firmada em breve. Eles foram recebidos pela diretora da La Nave, Azucena Elbaile Mur e projetam a realização de iniciativas conjuntas nas áreas de saúde, educação e mercado imobiliário, já que a Ilha Tech e La Nave possuem características em comum.
Ruy Dantas, idealizador da hub em João Pessoa, ressalta que ambos centros de inovação são pontos de encontro de estudantes, empreendedores, startups, investidores, grandes corporações, instituições e uma rede vibrante de profissionais inovadores.
Atuando como verdadeiros ecossistemas de empreendedorismo, os hubs organizam e sediam palestras, workshops, cursos e todo tipo de atividades gratuitas ministradas por especialistas nos mais diversos temas.
“Esse tipo de espaço facilita o networking através de grandes eventos com foco em inovação, empreendedorismo e novas tecnologias para gerar sinergias e novas oportunidades de negócios e, assim, acelerar projetos e startups em qualquer estágio de desenvolvimento, com programas de empreendedorismo que garantem sua evolução”, disse Ruy Dantas durante o encontro.
A estrutura da La Nave, que foi apresentada por Azucena Mur, conta com 13.000 m² dedicados à inovação, uma área central de 7.000 m² para grandes eventos, empreendedorismo e novas tecnologias, um auditório com capacidade para 636 pessoas, sete salas de aula com capacidade entre 20 e 100 pessoas para palestras, workshops e reuniões, e ainda o The Tower, um outro edifício com quatro andares de 240 m² para trabalhar e compartilhar experiências com outras startups.
Além disso, a La Nave tem 16 containers convertidos em escritórios para as startups residentes e 216 vagas de estacionamento, tudo para oferecer programas de empreendedorismo para todas as diferentes etapas de desenvolvimento de um projeto inovador.
Ruy Dantas lembrou também que pessoas que tiverem alguma ideia de negócio ou um projeto inovador na cabeça, mas não sabe por onde começar ou se iniciou uma startup e já possui um protótipo e pretende consolidar o seu modelo de negócio ou encontrar parceiros e investidores, a Ilha Tech está de portas abertas para construir soluções sob medida.
Segundo a diretora do hub espanhol, a La Nave vem construindo pontes com a América Latina. Ela revelou durante o encontro que o objetivo desta estratégia é estender os seus serviços de apoio à inovação “para além das nossas fronteiras e facilitar a atração de empresas e talentos para Espanha”.
O Ilha Tech é um hub de inovação criado e mantido pelo Sin Group, uma holding de comunicação que tem sob gestão a agência de publicidade Sin Comunicação, uma empresa de PR, a Ima Gestão de Imagem, a empresa de dados Keek Inteligência, além de uma consultoria especializada em inovação com a RD Innovation. Inaugurado em 2023, o Ilha já abriga três startups: a Lançar 21, especializada no mercado imobiliário, a Edidesk que atua facilitando o credenciamento de fornecedores para o Sebrae em todos os estados brasileiros e a A Trêsbê DELAS, uma aceleradora de negócios femininos, atuando como ferramenta de autonomia on e offline, gerando consciência do poder das mulheres na economia.
Com assessoria.
Comentários (0)