Maio Amarelo: ‘guerra no trânsito’ e fábrica de sequelados serão discutidas na Câmara de João Pessoa
Maio Amarelo: ‘guerra no trânsito’ e fábrica de sequelados serão discutidas na Câmara de João Pessoa
Sabe quantas pessoas morreram vítimas da irresponsabilidade dos motoristas paraibanos neste ano? Não menos que 260. E olhe que ainda estamos em abril. Este, inclusive, é o tema de uma sessão especial que vai acontecer na Câmara de João Pessoa, nesta terça-feira (21). A propositura é do vereador Dinho Dowsley (PSD), presidente da Casa. No evento, será debatida a necessidade de conscientização da população em relação ao respeito às leis de trânsito, bem como as consequências da desobediência. O evento vai ocorrer no Plenário Senador Humberto Lucena, às 11h.
Das 260 vítimas fatais no estado, 71% foram acidentes envolvendo motos, 15% carros e 4% bicicletas. João Pessoa se configura como a cidade mais afetada pelos acidentes com mortes na Paraíba. “A sessão especial proposta visa a potencializar a discussão sobre a necessidade de maior atenção das pessoas às leis de trânsito e à busca pela tão desejada paz no trânsito da Capital”, justificou Dinho, lembrando que há ainda uma verdadeira “fábrica” de sequelados por causa dos acidentes.
Foram convidados para a sessão especial representantes do Detran-PB, da Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana de João Pessoa (Semob), do BPTran-PB, da Polícia Rodoviária Federal, do Corpo de Bombeiros Militar; do Hospital de Emergência e Trauma Senador Humberto Lucena; do Complexo Hospitalar Tarcísio de Miranda Burity – Trauminha de Mangabeira; e do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu).
No ano de 2023, a Paraíba contabilizou 788 vítimas fatais de acidentes no trânsito, número menor do que o ano de 2022, 802 mortes. Apesar da diminuição, o número ainda corresponde a mais de duas pessoas mortas por dia em acidentes de trânsito. Com o objetivo de diminuir ainda mais esse número e ainda reduzir da violência no trânsito, foi criado o programa ‘Paraíba pela Paz no Trânsito’, com fiscalização, mapeamento e prevenção desenvolvidos pelo Departamento Estadual de Trânsito da Paraíba (Detran – PB).
Maio Amarelo
Criado para chamar a atenção da sociedade para o alto índice de mortos e feridos no trânsito no mundo inteiro, o movimento Maio Amarelo chegou ao Brasil em 2014, com a finalidade de unir o poder público, a iniciativa privada e a sociedade civil para discutir e desenvolver estratégias voltadas à segurança viária e construção de vias e espaços mais seguros e ambientalmente sustentáveis. Este ano, a campanha tem como tema “Paz no trânsito começa por você” e inicia uma reflexão sobre levar a paz nas atitudes e comportamentos, enquanto se anda, pedala, pilota, dirige ou no transporte público.
Suetoni Souto Maior
Comentários (0)