cover
Tocando Agora:

ADS

FGTS Futuro: saiba como funciona novo programa de financiamento da casa própria

A expectativa da Caixa Econômica Federal é que mais de 40 mil pessoas usem essa nova modalidade.

FGTS Futuro: saiba como funciona novo programa de financiamento da casa própria
FGTS Futuro: saiba como funciona novo programa de financiamento da casa própria (Foto: Reprodução)

Não é novidade para ninguém que o FGTS pode ser aplicado para ajudar na compra da casa própria. No entanto, a partir de agora não é apenas o dinheiro que já se tem no fundo que poderá ser utilizado, mas também o que ainda irá cair futuramente.

Essa é a ideia do programa FGTS Futuro, que poderá fazer aumentar o valor de financiamento da casa, permitindo o pagamento em mais parcelas ou em pagamento com valores menores mensais, por exemplo. Além do valor mensal do fundo de garantia para pagamento, o que irá ainda ser depositado também entra na conta de pagamento do imóvel.

A expectativa da Caixa Econômica Federal é que mais de 40 mil pessoas usem essa nova modalidade, que estará disponível a partir da primeira quinzena de abril. Ele foi aprovado pelo Conselho Curador do FGTS nessa terça-feira (dia 26). Inicialmente, a medida estará disponível apenas para aqueles que recebem até R$ 2.640 e será apenas para novos contratos, ou seja, aqueles em vigor não podem utilizar a ferramenta.

E se eu ficar desempregado?

A Caixa Econômica irá aguardar um período de seis meses caso a pessoa fique desempregada. Nesse tempo, o pagamento do valor que cairia do FGTS ficará paralisado. Caso consiga outro emprego durante esse período, não terá problema nenhum, já que o pagamento será retomado normalmente, como determinado no contrato.

Se passar esse tempo e a pessoa não tiver conseguido um novo emprego, o recolhimento do valor ajustado será cobrado em cima do montante que a pessoa já pagaria mensalmente do financiamento.

Em relação aos 40% em caso de rescisão de contrato, a Caixa não pode acessar esse valor. Essa quantia será apenas para o trabalhador pelo tempo trabalho.


Por Portal CBN

Comentários (0)