Engenheiro diz que projeto de duplicação da BR 230 até o Sertão nunca existiu: “bandeira política”
Apesar de acreditar 100% na concretização da obra, o profissional disse que o projeto mesmo era contornar Campina Grande. "O Sertão foi uma forma dos políticos ganharem votos"
O engenheiro civil Fernando Figueiredo, durante sua participação no Quadro Diário de Obras, no programa Olho Vivo da TV Diário do Sertão, falou sobre a duplicação da BR-230 até o Sertão. Ele enfatizou que a rodovia federal é a obra mais importante construída até hoje na Paraíba.
O profissional explicou que por ser um “projeto gicantesco” e que vai interligar a maioria das cidades paraibanas, a obra é de grande complexidade onde envolve vários pontos burocráticos como: desapropriações tanto na zona rural como em perímetros urbanos, bem como a influência do poder político e em alguns casos aquisitivo, nas decisões do seguimento da rodovia.
“São problemas gicantescos, inclusive problemas de gestão social, porque as pessoas realmente elas tendem a usar sua influência para querer benefício só para si”, disse o engenheiro.
FASES DA OBRA
Fernando Figueiredo detalhou do ponto de vista técnico, como se dá as fases da construção de uma duplicação como a da BR-230 que vai ligar o Litoral ao Sertão. Ele disse que primeiro deve ser concluído o projeto que seria a planta arquitetônica, onde vai mostrar por onde a rodovia vai passar, há também a parte de topografia e depois vem a desapropriação que é pagar as terras que serão abertas para que ali passe a BR. Por último, segundo o engenheiro, surge a parte financeira onde haverá a licitação e logo após a execução da obra.
PROJETO DA DUPLICAÇÃO DO LITORAL AO SERTÃO NUNCA EXISTIU
O colunista discorreu sobre um ponto polêmico e explicou de forma técnica a sua declaração. Ele disse que nunca existiu o projeto da duplicação do Litoral ao Sertão.
“Durante muito tempo se anunciou o projeto de duplicação do Litoral ao Sertão. A verdade, sendo realista, é que esse projeto nunca existiu. O projeto mesmo era contornar Campina Grande. O Sertão foi uma forma dos políticos ganharem votos, barganharem, uma bandeira política, mas esse projeto de fato concreto para ir para o Sertão nunca existiu, porque se ele existisse, uma obra complexa dessa são em torno de 400 a 350 km de rodovia a ser duplicada. Não existe fazer uma rodovia, não existe, fazendo de uma frente, então no mínimo seriam duas, uma daqui do Sertão e outra de lá para cá”, explicou.
Mesmo com as complexidades citadas pelo engenheiro, ele disse acreditar que a duplicação será uma realidade em breve. Para isto ele enfatizou que o Sertão tem crescido economicamente.
“Tenho certeza que sim, certeza absoluta que vai chegar. O sertão está cada vez progredindo mais. Hoje a gente aprendeu a dar muito mais valor a nossa cultura, a nossa agricultura […], à exportação da nossa cultura genuína e isso gera projeto”, disse.
Por Diario do Sertão
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